A voz das ruas
By João Marcos Rainho On 9 Jul, 2013 At 08:15 PM | Categorized As Comunicação Pública | With 0 Comments

As manifestações nas ruas as principais cidades brasileiras em junho foram um alerta para  o fracasso das políticas públicas que hoje estão voltadas para manter os privilégios das elites que detêm o poder nas diversas esferas e de seus apaniguados que a sustentam- esquecendo-se de sua obrigação básica que é prestar bons serviços para a população.

As estruturas de comunicação e marketing político são as grandes responsáveis por esse clima de confronto entre poder público e população que assistimos nas ruas e ao vivo pelas TVs. Isso porque o discurso vazio e o não cumprimento de promessas que vem pautando o comportamento, ou mau comportamento, dos gestores públicos em geral.

passeatas

Algumas lições dessa crise. E tenham certeza que é uma crise:

– Falta de liderança. Do governo federal às prefeituras, os governantes ficaram reféns de sua falta de decisão de como reagir aos fatos.

– Ineficácia dos comitês de crises. Como venho defendendo há anos, os comitês de crises não tem nenhuma função prática além de confundir o governante com seus maus conselhos.

– O falso marketing político, que promete e não entrega, está destruindo o país.

As áreas de comunicação pública tem a tarefa imediata de assumir sua função básica de promover a discussão das demandas sociais e não ser uma fábrica de panfletos.

 

Sobre

João Marcos Rainho, jornalista, 25 anos de experiência,especialista em comunicação pública tendo atuado em consultorias da FGV e Instituto Florestan Fernandes.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>