Escola do Parlamento de São Paulo e OBORÉ lançam publicação
By João Marcos Rainho On 29 Jun, 2016 At 11:19 AM | Categorized As Comunicação Pública | With 0 Comments

 

escola_parlamento_newlogo

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais promovem o lançamento do 8º volume do Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro – módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter no próximo dia 30 de junho, quinta-feira, das 20h às 22h, no Auditório Prestes Maia (Plenarinho) da Câmara Municipal.

Fruto da parceria entre a Escola do Parlamento e a OBORÉ, a publicação registra as quatro edições dos cursos de complementação universitária voltados a estudantes de Jornalismo realizados entre 2011 e 2015, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, cujo propósito foi  aproximar estudantes de Jornalismo das grandes questões que ainda desafiam o crescimento de uma cidade como São Paulo, vistas sob a ótica dos gestores públicos ligados ao poder executivo ou legislativo, estudiosos e especialistas.

Além da publicação impressa, o projeto terá uma versão em e-book na qual serão incluídos materiais adicionais como fotografias, vídeos e reportagens de alunos produzidas no módulo de 2015 da série.

Foram convidados alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do Projeto ao longo desses cinco anos. Além da oportunidade do reencontro, quem participar do lançamento receberá um exemplar de cortesia.

Sobre o Repórter do Futuro

Obore

Trata-se de um projeto de formação iniciado pela OBORÉ, em 1994, com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de duas décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística – impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia – a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste projeto é desenvolvido em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

A Escola do Parlamento

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Entre 2012 e 2015 foram realizadas quatro edições do curso Repórter do Futuro – Descobrir SP, com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e sofisticada da cidade de São Paulo.

SERVIÇO

Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro – módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

Lançamento: 30 de junho de 2016, quinta-feira, 20h
Local: Auditório Prestes Maia (Plenarinho) – Palácio Anchieta – 1º andar

Promoção: Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo
OBORÉ Projetos Especiais

21×28, 108 p., cor. Capa: Laerte. Impressão: Imprensa Oficial – IMESP

Sobre

João Marcos Rainho, jornalista, 25 anos de experiência,especialista em comunicação pública tendo atuado em consultorias da FGV e Instituto Florestan Fernandes.

comment closed