Evento: O Novo Profissional de Comunicação na Era da Convergência
By João Marcos Rainho On 20 Jul, 2014 At 10:42 PM | Categorized As Blog do Publisher | With 0 Comments
convertencia de midias
A comunicação social vem sofrendo transformações significativas nas últimas décadas. Em função, principalmente, da agilidade dos processos derivados do avanço tecnológico, o que se configura é uma modificação no trabalho do jornalista, do publicitário e do relações públicas. Diante do novo cenário, as universidades estão preparadas para formar profissionais que assumam este perfil mais multifuncional?
Para responder essa e outras perguntas, a revista Negócios da Comunicação vai desenvolver o projeto O novo profissional de comunicação na era da convergênciaPara tanto, estamos realizando uma pesquisa junto a acadêmicos, professores universitários, empresários e demais agentes que influenciam no processo educacional dos futuros profissionais do setor. O trabalho vai levantar, no mercado, quais são e como devem ser encarados os vários desafios da nova comunicação, como está sendo percebido o profissional que deixa as universidades, se ele é adequado às necessidades das empresas, entre outros temas.
 
De posse dos resultados, será promovido, no dia 27 de agosto de 2014, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Conjunto Nacional à partir das 09:30hs, um debate sobre o assunto, com a participação das pessoas envolvidas na atividade educacional, com ênfase na observação se existe qualificação dos jovens diante do panorama atual e como melhorar o cenário. O evento será dirigido a professores universitários e alunos da área de comunicação e a matéria completa será publicada na Negócios da Comunicação.
A nova era das mídias sociais e do tempo real vem, rapidamente, exigindo um novo perfil do jovem que opta pela comunicação, tanto na área acadêmica quanto no campo profissional. As características para entrar no mercado mudaram, principalmente, no que diz respeito às tecnologias de informação e de comunicação. Em consequência, o profissional precisa ampliar suas áreas de atuação. O mercado também pede que ele exerça bem seu papel em diferentes instituições sociais, sejam elas privadas, públicas, não governamentais ou de negócios, por meio de uma formação sólida e especializada em processos de comunicação, ampliando suas competências.
 
Um exemplo é o crescimento pela demanda de profissionais que tenham um perfil de gestor social da comunicação, o que requer renovação de conhecimentos e aumento de habilidades. Ele deve ser capaz de articular diversas mídias e diferentes linguagens da comunicação, utilizando a sofisticação que a tecnologia coloca à disposição.
Como a transformação é recente, embora rápida, ainda há muitas incertezas e a iniciativa da revista Negócios da Comunicação visa esclarecer dúvidas e debater o futuro do profissional da área.
 
Para mais informações, envie um e-mail para rsvp@revistacomunicacao.com.br

Sobre

João Marcos Rainho, jornalista, 25 anos de experiência,especialista em comunicação pública tendo atuado em consultorias da FGV e Instituto Florestan Fernandes.

comment closed