O jornalismo que faz jornalismo
By João Marcos Rainho On 2 Mar, 2017 At 09:44 PM | Categorized As Livros | With 0 Comments

SpotlightFala-se muito hoje em pós-verdade, onde a verdade verdadeira não existiria, existindo apenas versões os fatos. Pensamento reducionista de quem não aprecia o jornalismo. O verdadeiro jornalismo, que faz jornalismo e não relações públicas. A investigação de um grupo de repórteres americanos de um jornal regional já dá uma notícia por ser fato incomum. Jornalismo investigativo é caro, exige tempo, experiência dedicação. O trabalho do The Boston Globe, que aprofundou-se no delicado tema dos padres pedófilos, procurando testemunhos e fatos é o tipo de reportagem de interesse público que resulta em benefícios de proteção de direitos. Um enorme grupo de padres abusava de garotos protegidos pela batina e pelo silêncio e conivência de seus superiores. O fato abalou os alicerces da igreja católica que até hoje não sabe lidar direito com o problema. Entretanto, a reportagem tirou vítimas e agressores do anonimato, colocando o assunto nas malhas da polícia e da Justiça.

O livro SPOTLIGHT – Segredos Revelados (Vestígio, 2016), foi feito depois do filme. E ambos são diferentes. O livro faz uma radiografia da malha de pedofilia, dando nomes aos bois. O filme conta o esforço, dificuldades e mérito da equipe de repórteres. E como uma boa reportagem protege pessoas de agressores futuros e esclarece as contradições de instituições como a igreja católica.

Sobre

João Marcos Rainho, jornalista, 25 anos de experiência,especialista em comunicação pública tendo atuado em consultorias da FGV e Instituto Florestan Fernandes.

comment closed