Mestrado em Jornalismo Empreendedor na Universidade de Nova York

A City University of New York (CUNY) criou em 2010 o mestrado em jornalismo empreendedor que  une  comunicação, negócios e tecnologia. O curso  tem duração de dois anos  e visa estimular os alunos a lançarem novos projetos,  e aperfeiçoar suas habilidades em negócios.

 O reitor e fundador da CUNY, Stephen B. Shepard, disse que o mestrado surgiu da preocupação de posicionar  o profissional no mercado de trabalho  e melhorar a qualidade da profissão, “Estamos todos muito preocupados com a manutenção da qualidade do jornalismo, e achamos que o futuro do jornalismo está indo ser empreendedor”, afirmou.

Mas, o que é ser  jornalista empreendedor?

O jornalista empreendedor não está preso em uma redação, ele experimenta  todas as áreas, sendo seu próprio patrão. Antes, o jornalista investigava a veracidade da notícia, agora, vai mais longe, tem a capacidade de transformá-la em um grande negócio. Seu objetivo é buscar parceiros para suas novas empreitadas.

O jornalismo empreendedor chega com os avanços da tecnologia, há uma necessidade do profissional se especializar, tornando-se versátil para atender o mercado exigente. Um profissional de comunicação completo, que saiba de marketing, jornalismo, gestão empresarial e tenha ousadia em seus projetos, é o que busca o jornalismo empreendedor.

Além do curso de mestrado, foi anunciado a criação do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, com investimento de US$ 10 milhões. O dinheiro vem da The Tow Foundation. Nos EUA, ao contrário do que é feito no Brasil, autarquias e fundações colocam dinheiro pesado no empreendedorismo e não apenas colam um selo de apoio….

Entre os alunos de 2011 está a brasileira Mariana Keller

http://www.journalism.cuny.edu/academics/entrepreneurial-journalism/

Fonte: Blue Blus e Agência Publisher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *