Metade dos jornalistas portugueses sem contrato

Cerca de 25% dos 62 jornalistas que, até Dezembro de 2004, trabalhavam nos 12 concelhos da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) não possuem carteira profissional e mais de metade não tem contrato de trabalho com a entidade patronal. Estas são algumas das conclusões presentes no livro “Jornais e Jornalistas na Grande Área Metropolitana de Aveiro”, do jornalista José Carlos Maximino, apresentado anteontem à noite na Feira do Livro de Aveiro.

Com este trabalho, o autor pretendeu traçar uma radiografia da imprensa regional dos 12 concelhos, alargando o seu estudo às rádios, jornais electrónico, blogues, páginas pessoais e também às delegações dos jornais nacionais presentes na região. Os resultados da investigação de José Carlos Maximino revelam que existem 36 jornais regionais, 16 rádios, oito portais e 63 blogues.

A precarização do trabalho foi uma das realidades com que o autor, também ele jornalista há mais 25 de anos, se deparou. “Menos de metade dos 62 jornalistas que trabalham na GAMA têm contratos a termo certo ou sem termo com as entidades patronais. E quese 50% trabalha à peça ou por avença mensal”, esclarece.

Mas os problemas identificados e que podem ser encontrados no livro “Jornais e Jornalistas na Grande Área Metropolitana de Aveiro”, não se ficam por aqui. A maior parte dos profissionais da comunicação social desta região são obrigados a ter mais do que um emprego para conseguirem sobreviver. “Há uma grande instabilidade profissional. O multi-emprego é cada vez mais uma realidade. O que ganham num determinado órgão de comunicação social não lhes chega para a sua subsistência”, acrescenta aquele jornalista.

Os dados apresentados pelo jornalista José Carlos Maximino, constam de uma monografia sobre a Imprensa regional na Área Metropolitana de Aveiro, agora transformada em livro. A obra conta com prefácios de Marcelo Rebelo de Sousa, Arons de Carvalho e Costa Carvalho.

Fonte:

Paula Rocha, Jornal de Notícias (Portugal) – junho de 2005
http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=484163&page=2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *